Storytelling é tema da aula inaugural de RP

A Aula Inaugural do curso de Relações Públicas foi realizada na quarta-feira, 28 de fevereiro. Após a diretora da FCA, Cláudia Siqueira, dar as boas-vindas aos presentes, foram relatadas as novidades do semestre pela coordenadora do curso, Aléssia Franco, e pelas coordenadoras da disciplina Seminários, Lorena Viegas, e do Centro de Comunicação Integrada–CCI-RP, Adelina de La Fuente.

Na sequência, Rodrigo Cogo, relações públicas, mestre em Ciências da Comunicação e autor do livro “Storytelling: narrativas da memória na estratégia de comunicação”, proferiu a palestra com o tema “Storytelling: a construção das narrativas na comunicação organizacional”. Ele apontou o uso do storytelling como forma de humanizar mais o ambiente organizacional, entrelaçando as narrativas particulares com os discursos organizacionais. “Às vezes, a gente se preocupa muito em elaborar as coisas tecnicamente, mas há uma outra parte, a emoção. Capturar a atenção das pessoas pela emoção faz com que elas se identifiquem e ocorra uma conexão”.

Lab Foto // Alana BambirraPara o palestrante, as organizações, para acompanharem os novos paradigmas precisam exercitar o diálogo transparente, com a consciência sobre os impactos de se viver em uma sociedade em rede. Para os presentes, Rodrigo fez uma proposta: “nunca se esqueçam de que comunicação é gente falando para gente, assumindo as singularidades, características e até mesmo as lacunas dos discursos de cada indivíduo. A riqueza do discurso de cada um é o que forma a memória coletiva, a memória de uma organização. Um valor hoje cada vez mais reconhecido, pois integra a reputação das instituições”.

Na noite da Aula Inaugural, o Colegiado de RP anunciou a parceria com a Abracom – Associação Brasileira de Agências de Comunicação – Regional Minas Gerais. Os alunos poderão participar de projetos de curta duração, valendo ACG, além do acesso às ofertas de vagas de estágios existentes nas associadas. A parceria também promoverá a troca de experiências por meio de oficinas, palestras e a participação em eventos.

(CCI/ RP)

(Publicado originalmente no Treze Informa – Edição 37)