NegrAtitude 005 – Alunos brancos ocupam vagas de cotistas negros na UFMG

No dia 24 de setembro, universitários brancos que ocuparam vagas de cotistas negros na UFMG foram denunciados pelos principais veículos de comunicação. A discussão acalorada em torno do assunto começou nas redes sociais. O NegrAtitude de hoje fala sobre essa polêmica. Afinal, mesmo sendo branco, eu posso me declarar negro somente por ter um parente negro? A questão é bem mais complicada do que aparenta ser. De um lado, temos uma população negra, que não se reconhece como tal e não admite cotas como uma medida necessária para abrir o mínimo de portas possíveis no ensino superior. Do outro, pessoas brancas, que quando não estão criticando e pedindo o fim das cotas raciais, aproveitam uma política que não é clara o suficiente.

Podcast Anterior

NegrAtitude 004 - Não me chame de Thaís Araújo ou Lázaro Ramos