Publicidade e engajamento social

Alunos de PP desenvolveram campanhas a partir de temas urgentes

Na última semana, alunos do 6º período de Publicidade e Propaganda, manhã e tarde, desenvolveram campanhas em formato de ação de guerrilha para as disciplinas Produção Audiovisual e Criação Publicitária. O professor Pablo Moreno, que ministra a última disciplina, explica a proposta: “O formato de ação de guerrilha está sendo muito utilizado na publicidade contemporânea. Ele consiste em realizar uma ação na rua, observar a reação das pessoas em relação ao ato, filmar essa reação e transformar esse vídeo em uma narrativa”.

Os alunos ficaram por conta de escolher a causa, o cliente e o anunciante. A realidade dos asilos, profissões desprestigiadas, depressão e relacionamentos abusivos foram algumas das temáticas contempladas. O vídeo sobre relacionamento abusivo, por exemplo, retratou cenas de um homem sendo agressivo com sua namorada. As reação das pessoas foram variadas: algumas interviram, enquanto outras ignoraram a situação.

O grupo da estudante Luísa Vieira fez a ação referenciando o Novembro Azul (campanha de conscientização com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata). “É um tema difícil de ser abordado sem cair em determinados clichês. Nós tentamos não ir para um lado muito emotivo e, ao mesmo tempo, não queríamos um humor ‘pastelão'”, contou. Alguns vídeos foram veiculados em páginas de empresas e conquistaram mais de um milhão de visualizações.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *