Professores do 13 lançaram livros na Compós

José Maria, Lucia Lamounier e Maria Ângela (Dedé) divulgaram publicações

Os professores da graduação em Comunicação da PUC Minas, José Maria de Morais, Lúcia Lamounier e Maria Ângela Mattos (Dedé), também participaram da Compós, fazendo o lançamento de seus livros. As obras são, respectivamente, “Design de Notícias e Padrões Gráficos no Jornalismo Impresso”, “I Love My White” e “Metapesquisa em Comunicação”. A atividade aconteceu na unidade da Praça da Liberdade, na última quarta-feira, 06 de junho.

I LOVE MY WHITE
O livro da professora Lucia Lamounier apresenta as diversas formas de expressão da diferença e gênero no campo da criminalidade, a partir do registro de experiências de mulheres que, em algum momento da sua trajetória, participaram, ou permanecem participando, das redes de comercialização do tráfico de drogas. A obra, lançada pela editora PUC Minas, resulta da tese de Doutorado da professora e estará disponível para venda.

DESIGN DE NOTÍCIAS
Já o livro de José Maria busca compreender de que maneira o design, ou seja, a dimensão gráfica das notícias, se articula ao conteúdo jornalístico, contribuindo para que o leitor interprete de forma mais ágil a narrativa que está sendo ali reportada. Para estabelecer essa relação, o professor escolheu o jornal Metro como seu objeto de estudo, pois, segundo ele, “o jornal chamava atenção pelo design muitas vezes ousado”.

A obra é um recorte de sua dissertação de mestrado, e, de acordo com ele, está mais direcionada para estudantes de jornalismo. Dessa forma, o livro conta com uma série de artigos e textos, visando sistematizar conceitos como projeto gráfico e projeto editorial. “É um livro bastante acadêmico e possui muita teoria”, afirma. A obra também foi lançada pela editora PUC Minas.

METAPESQUISA
Organizado pela professora Maria Ângela Mattos e pelos pesquisadores Ellen Joyce de Barros e Max Emiliano Oliveira, o livro “Metapesquisa em Comunicação” é resultado de um estudo desenvolvido desde 2011 até 2017 sobre as pesquisas da pós-graduação em Comunicação no Brasil. Produzido no âmbito do grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas interfaces, a publicação busca analisar as pesquisas dedicadas a investigar o fenômeno das interações comunicativas e/ou midiatizadas, desenvolvidas no país entre 2001 e 2010.