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Acervo de TCCs – Poços de Caldas

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PP - Poços de Caldas

  ENTRE MULHER QUE LUTA E MULHER QUE CUIDA: Uma análise sobre o marketing eleitoral na campanha de Regina Cioffi para as eleições municipais de 2016
Data da defesa: 13/06/2017
Grupo: Daniela da Silva Alves, Karlla Gonzaga Fernandes, Marianna Gonçalves de Carvalho, Taís de Oliveira
Orientador (a): Profª. Vanessa Veiga de Oliveira
Banca Examidora: Profª. Cíntia Maria Gomes Murta, Profª. Lívia Borges Pádua
Palavras-chave: Mulher na Política. Marketing Político. Persuasão. Comunicação Eleitoral. HGPE.
Resumo: O presente trabalho analisou a campanha eleitoral da candidata Regina Cioffi nas eleições municipais de Poços de Caldas no ano de 2016. O objetivo principal da pesquisa é analisar e identificar quais foram as estratégias de marketing eleitoral adotadas pela candidata com o objetivo de eleger a primeira mulher como prefeita da cidade de Poços de Caldas. O trabalho obteve como objeto empírico os programas eleitorais exibidos durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na televisão aberta. Primeiramente contextualizamos o cenário político nos âmbitos nacional e municipal. Além de apresentarmos a candidata em questão, Regina Cioffi. Com o auxílio de pesquisas bibliográficas buscamos esclarecer a construção de gênero na política, os conceitos de marketing político e eleitoral, além de tratarmos especificamente da propaganda eleitoral no HGPE. A partir do desenvolvimento de uma ficha de análise e de um livro de código (que se encontra anexo) foram feitas análises de conteúdo acerca da campanha produzida pela candidata para a televisão no HGPE. Posteriormente, foram discutidos os dados obtidos na análise por meio dos quatro elementos apontados por Rego (1985, p.15) como importantes para o marketing eleitoral, quais sejam: a) os recursos que o candidato dispunha para realizar a campanha; b) a homogeneidade dos elementos da campanha; c) a força dos concorrentes; e c) o conhecimento prévio que o eleitor tem do candidato. Por fim, concluiu-se que a candidata Regina Cioffi assumiu um posicionamento dúbio frente ao arsenal de possibilidades de ações de marketing que tinha à sua disposição. Ela também apresentou-se como a “mulher que cuida”, mas ao mesmo tempo os detalhes de sua campanha revelam que ela assumiu a postura da “mulher que luta”, na tentativa de se revelar como uma nova política.
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  ULANCE: plataforma para universitários freelancers
Data da defesa: 13/06/2017
Grupo: Gabriel Soares Inocêncio, Glauber Baraldi Ferreira, Tarcila de Matos Marques, Thaís Alcará de Souza, Thiago Machado Nascimento, Wanessa Brazil Ribeiro Soares Fideles
Orientador (a): Prof. Lúcio Flávio Teixeira de Carvalho
Banca Examidora: Prof. Adinan Carlos Nogueira, Prof. Silvio Ferreira Júnior
Palavras-chave: freelancer universitário; plataforma de serviços; website; estágios.
Resumo: Para muitos jovens universitários, o mercado de trabalho representa um cenário de difícil inserção. Muitas vezes os alunos possuem conhecimentos práticos restritos e, por não terem experiência suficiente, sentem-se insatisfeitos com as exigências de estágios disponíveis. O presente trabalho visa contribuir com a solução desse problema, por meio da elaboração de uma plataforma on-line que aproximará os estudantes de Publicidade e Propaganda da PUC Minas de Poços de Caldas dos empregadores da área, por meio do trabalho freelancer. Na plataforma desenvolvida, denominada uLance, os alunos podem realizar seu cadastro, dar visibilidade ao seu portfólio e encontrar serviços de maneira simples. Acredita-se, dessa forma, que o desempenho profissional no mercado contribui com valorosas experiências para a futura carreira desses estudantes. Para cumprir esse objetivo, foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica, com o propósito de traçar um estudo base sobre os saberes teóricos que circundam este tema e, em um segundo momento, foram efetuadas análises metodológicas por meio de entrevista em profundidade e grupos focais.
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  DA CAPA AO ENSAIO: O reposicionamento da revista Playboy
Data da defesa: 12/06/2017
Grupo: Ladislau Conti Asturiano, Lais Queiroz do Val, Lucio Dias Vieira Netto, Roberta Guimarães, Tamoni Monise Ferreira da Silva
Orientador (a): Profª. Cíntia Maria Gomes Murta
Banca Examidora: Prof. Conrado Moreira Mendes, Prof. Lúcio Flávio Teixeira de Carvalho
Palavras-chave: Playboy. Reposicionamento de marca. Revista impressa. Convergência.
Resumo: O mercado editorial de revistas brasileiro tem passado por diversas transformações tecnológicas e econômicas nos últimos anos. Entre os títulos atingidos por mudanças, encontra-se a revista Playboy, marca presente há mais de quarenta anos no Brasil. Após a editora Abril anunciar o fechamento da publicação, em 2015, a marca foi comprada pela PBB Entertainment e declara, agora, tratar-se de uma nova Playboy: sem cachê para as modelos, sem machismo, sem vulgarização da figura feminina. Empoderada, moderna, artística e conectada. Esse Trabalho de Conclusão de Curso analisa como se deu o reposicionamento da Playboy no Brasil, iniciado em 2016. Para isso, buscou-se identificar como a nova fase da revista se manifesta, principalmente nas capas e em ensaios fotográficos sensuais, elencando as principais mudanças na publicação impressa. Os esforços tomados para alcançar esse objetivo partiram, primeiramente, em entender o que é a marca Playboy e o seu universo. Em seguida, o que é reposicionamento, e quais foram as estratégias realizadas para marcar essa nova fase da publicação. Observou-se que a capa atua como dispositivo midiático, já que expõe uma personagem em constante presença na mídia e a reconstrói de acordo com a filosofia da marca. A capa funciona como a embalagem da revista, contendo uma promessa para os leitores sobre o que será apresentado em seu conteúdo. A primeira diferença percebida ao analisar as capas das revistas que marcam a nova fase da Playboy foi a mudança no projeto gráfico. No caso da nova Playboy, conteúdos voltados à representatividade feminina também se fazem muito mais presentes. Realizou-se, ainda, uma análise das imagens dos ensaios sensuais, produto principal da revista. Por meio dessa análise, observou-se que os ensaios da nova Playboy também mudaram, porém, não completamente. É possível identificar que as mesmas categorias, vistas nas antigas revistas Playboy mundo afora, estão presentes tanto antes quanto depois do reposicionamento, com a adição de uma nova categoria. Notou-se, também, que a marca migra para diferentes plataformas, porém, não consegue manter uma unidade, refletindo em mensagens e conteúdos incoerentes. Por fim, concluiu-se a necessidade da marca Playboy rever suas ações nas diversas plataformas em que atua, ou seja, realizar um planejamento de comunicação integrado e coerente com a nova fase da marca. Além disso, a revista impressa necessita criar atrativos para justificar a sua presença no mercado.
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  RAZÃO E EMOÇÃO NA PUBLICIDADE: Estratégias argumentativas das campanhas audiovisuais da Trivago
Data da defesa: 12/06/2017
Grupo: Charles Alberto Dias Bonaretti, Eduardo José Afonso Michilin, Gabriela Freitas Schumann, Giuliana Ferracioli Moreira de Carvalho
Orientadora: Profª. Raquel Vieira Fávaro Petronilho
Banca Examidora: Prof. Sílvio Ferreira Júnior, Prof. Érico Fernando de Oliveira
Palavras-chave: Apolíneo. Dionisíaco. Trivago. Campanhas Audiovisuais. Pesquisa.
Resumo: Este trabalho se propõe a compreender a utilização dos modelos de Carrascoza, apolíneo e dionisíaco, referindo a razão e a emoção respectivamente. O estudo desses modelos permite o embasamento teórico para compreender sua utilização pela marca Trivago, além de observar o posicionamento de forma contrária às demais marcas. Para buscar compreender a razão pela qual a Trivago utilizou os modelos dessa forma, é necessário discorrer sobre a história da publicidade até o atual cenário comunicacional e a publicidade em conjunto com a internet. Após discorrer sobre essas categorias é necessário classificar o publico alvo da marca, que ao analisar as pesquisas sobre viajantes no Brasil, é possível identifica-los, além de perceber como se portam em relação à internet, no qual o serviço é disponível. A identificação do público-alvo é importante para se realizar uma pesquisa quantitativa capaz de disponibilizar dados para elaborar uma analise e concluir se a estratégia da Trivago em relação aos modelos de Carrascosa é ou não eficiente.
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  Celebridade E Marca: A influência de Fátima Bernardes no reposicionamento da Marca Seara Alimentos S.A.
Data: 24/11/2016
Grupo: Júlia Souza Gonçalves, Larissa Araújo de Carvalho, Maria Gabriela Boaventura Matthes, Rafaela Meneguci Adami
Orientação: Prof. Adinan Carlos Nogueira
Banca Examinadora: Professora Raquel Vieira Fávaro Petronilho, Professor Lúcio Carvalho
Palavras-chave: Reposicionamento; Endosso; Imagem; Seara; Alimentos; Fátima Bernardes.
Resumo: Este trabalho aborda a marca Seara Alimentos S.A. e a forma com que ela se reposicionou no mercado, a partir de 2013, quando comprada pelo grupo JBS Foods, sobretudo a utilização da imagem da apresentadora Fátima Bernardes em campanhas para gerar uma comunicação mais próxima ao consumidor. O objetivo geral é de compreender como o reposicionamento da Seara Alimentos S.A. foi impactado ao contratar a apresentadora Fátima Bernardes para suas campanhas. O trabalho é um estudo de caso com pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo que propõe desvendar a eficácia das campanhas ao utilizar a estratégia de endosso de celebridades como algo significativo para fomentar a marca a uma valorização em sua imagem.
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  Comunicação, Saúde e Atitudes: um teste experimental com campanhas de prevenção e cuidados sobre a Aids, junto a jovens universitários
Data: 23/11/2016
Grupo: Ana Paula Gomes Veiga, Vanessa de Lourdes Vieira, Yasmim Ribeiro Pereira
Orientação: Prof. Adinan Carlos Nogueira
Banca Examinadora: Prof.ª Me. Raquel Favaro, Prof.ª Me. Lívia Borges
Palavras-chave: Apelo emocional. Teoria dos Prospectos. Campanhas de Prevenção. Aids.
Resumo: O presente trabalho buscou verificar o efeito framing das abordagens das campanhas do programa governamental de Prevenção e cuidados sobre a Aids. Com o objetivo de analisar se as diferentes abordagens são capazes de modificar ou não o nível de conhecimento, e o comportamento dos jovens referente ao vírus da Aids. Com o auxílio de estudos bibliográficos, buscou-se esclarecer as técnicas de persuasão e argumentação, o apelo emocional como influenciador em campanhas publicitárias, e a teoria perspectiva ou teoria dos prospectos, para entender como uma mensagem estruturada positiva ou negativamente pode mudar a decisão de um indivíduo. A metodologia foi realizada através de um teste experimental, com alunos do curso de administração, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, por intermédio de questionários e apresentação das campanhas, pretendendo descobrir qual o framing, negativo ou positivo, se mostra mais eficiente nos dias atuais, já que há uma maior incidência de contaminação entre os jovens. Foi possível constatar que o uso de aspectos negativos em campanhas de prevenção, e saúde são mais efetivos quanto a modificar o comportamento de risco dos jovens.
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  Gastronomia como Espetáculo: uma análise da produção e da recepção do MasterChef Brasil como subgênero cooking show
Data: 23/11/2016
Grupo: Ana Carolina Branco de Lima, Gustavo Henrique da Silva, Mariana Pires Alves Ferreira, Matheus Henrique Soares, Thaís Helena Correa Martins, Wender Batista Pereira
Orientação: Prof. Conrado Moreira
Banca Examinadora: Profa. M.a Cíntia Maria Gomes, Prof. M.e Silvio Ferreira Junior
Palavras-chave: Cooking show. MasterChef Brasil. Gênero televisivo. Estudos de recepção.
Resumo: Neste trabalho, procura-se compreender como se dá a codificação (instância da produção) e a decodificação (instância da recepção) do cooking show MasterChef Brasil. Derivado de um formato internacional, originário do Reino Unido, o programa foi criado pelo cineasta e documentarista Franc Roddam, em 1990, para o canal BBC One e está presente em 150 países. No Brasil, o reality é exibido pela TV Bandeirantes, nas terças-feiras, de 22h30min às 00h30min e encerrou sua terceira temporada, com a apresentação de Ana Paula Padrão e a avaliação dos jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. O enredo se resume na competição entre cozinheiros amadores que almejam a vitória, fama e a credibilidade de um chef de cozinha profissional. No que diz respeito ao primeiro objetivo deste trabalho, à luz de estudos sobre os gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003; FIORIN, 2006) e dos gêneros televisivos (FECHINE, 2001; GOMES, 2007; MACHADO, 1999), procura-se demonstrar de que maneira o programa de TV MasterChef Brasil se configura como subgênero cooking show (VIVIANI, 2014), derivado do gênero reality show (GARCIA; PIRES; VIEIRA, 2006; ROCHA, 2009; SILVEIRA, 2008). Para compreensão do programa como subgênero cooking show, analisaram-se oito episódios do programa, a partir das categorias de análise delimitadas: situação de interação, estrutura de texto, visualidade, som e edição, fragmentação, dramatização, mediadores e enunciador (BECKER, 2012; GOMES, 2007). A partir das conclusões obtidas, remonta-se aos três pilares do gênero (BAKHTIN, 2003), objetivando-se compreender como esse subgênero se estrutura em termos de estilo, construção composicional e conteúdo temático, do ponto vista da produção (polo do emissor). Quanto ao segundo objetivo deste trabalho, no que diz respeito ao polo da recepção (BACCEGA, 1998; BARCELOS; MARTÍN-BARBERO, 2000), com a aplicação de um grupo focal, procurou-se compreender como se dá a decodificação do programa em questão (HALL, 2003). Finalmente, convergiram-se os dados obtidos nas análises a respeito da produção e da recepção do programa, com vistas a compreender os processos comunicativos subjacentes a ele. Assim, conclui-se que há uma intersecção parcial entre a produção e a recepção do cooking show MasterChef Brasil, uma vez que o espectador realiza, predominantemente, uma leitura de negociação, baseada em aspectos convergentes e divergentes em relação aos conteúdos transmitidos pelo programa.
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  A Midiatização do Futebol: Um estudo de caso sobre o uso do Facebook pelo Palmeiras no Match Day
Data: 22/11/2016
Grupo: Gabriel Moni de Souza, Rodrigo Baisi Viera, Marcos Vinícius Deluca Ciacco, Mateus Yudi Elias da Silva, Vinícius Delalibera Chiarelli
Orientação: Profa. Lívia Borges Pádua
Banca Examinadora: Prof. Sílvio Ferreira Júnior de Oliveira, Prof. Erico Fernando de Oliveira
Palavras-chave: Futebol; marketing esportivo; Palmeiras; Facebook; Match Day
Resumo: Apresenta-se este trabalho com o objetivo de analisar a maneira pela qual um clube de futebol utiliza-se de suas redes sociais para pautar os acontecimentos sobre sua própria marca, valendo-se da hipótese de que é no chamado Match Day (O dia do jogo) que ocorre o ápice da narrativa futebolística de um time de futebol e, consequentemente, é o instante em que a torcida está mais sensível às informações referentes ao time. Para tal, propõe-se verificar como a Sociedade Esportiva Palmeiras, com ênfase em sua página no Facebook, utiliza-se, em dias de jogos, de sua rede social para driblar a hegemonia da mídia tradicional.
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  Gopro: um estudo sobre a construção do status da marca e o branded content
Data: 22/11/2016
Grupo: Anderson Carlos Pancini Aguiar, Lucas Melo Pagliuso, Maria Cecília Laboissiere Pirassinunga, Miguel Henrique Dias Simões, Rafael Antônio Dias
Orientação: Prof. Me. Silvio Ferreira Júnior
Banca Examinadora: Prof. Lucio Flávio Teixeira de Carvalho, Profa. Cíntia Maria Gomes Murta
Palavras-chave: Propagabilidade. Prosumer. Branded Content. GoPro. YouTube.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal, levantar reflexões acerca da evolução da publicidade e entretenimento, no sentido de uma marca conquistar status com a utilização do branded content. Através das lentes dos teóricos Covaleski (2010), Donaton (2007), Torres (2009), Jenkins, Green e Ford (2015), com o acréscimo de teorias de Perez (2004) e Weber (1984) e outros, demonstramos sob a perspectiva dessa “nova publicidade” como a GoPro fez uso, principalmente, do branded content como ferramenta para sair do anonimato, crescer no mercado mundial e adquirir o status que possui atualmente. Levando-se em consideração esses aspectos, o trabalho propõe verificar a produção de vídeos da GoPro no YouTube, por meio de uma análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, para assim identificarmos como ela se desenvolveu pela associação com o conteúdo, ao invés da publicidade interruptiva. Pretendemos dessa forma, identificar a eficiência dessa estratégia e sua relação com a marca, constatando se ela proporciona status e engajamento com seu público.
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  Jogos Vorazes e arquitetura da destruição: uma análise dialógica entre o ficcional e o documental.
Data: 13/06/2016
Grupo: Gustavo Lamim Mazzotti, Otávio Augusto Souza Coutinho, Philipe Scoarzado Ribeiro
Orientação: Professor Adinan Carlos Nogueira
Banca Examinadora: Professora Raquel Vieira Fávaro Petronilho, Professor Silvio Ferreira Junior
Palavras-chave: Jogos Vorazes, A Arquitetura da Destruição, dialogismo, intertextualidade, linguagem cinematográfica, signos.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as similaridades e influências estéticas presentes no filme documental “A arquitetura da destruição”, e nos filmes ficcionais da saga “Jogos Vorazes”, através de análises fundamentadas em alguns teóricos, encabeçadas pela linguagem cinematográfica e pelo estudo dos signos do teórico Christian Metz, bem como da intertextualidade ou dialogismo de José Luiz Fiorin. Com isso, propõe-se uma análise de fotogramas retirados dos filmes em cotejo para que se possa entender a semelhança que dialoga nas obras, além de evidenciar a intenção dos filmes da saga “Jogos Vorazes” em reproduzir signos para a construção de uma estética totalitarista.
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  Muito além dos touchdowns: uma análise do Halftime Show, o espaço midiático mais valioso do mundo.
Data: 15/06/2016
Grupo: Isabella Grillo de Carvalho Lopes, Lucas Pereira de Andrade, Rafael Fernandes Rossi, Raphael Emerich Constantino
Orientação: Raquel Vieira Fávaro Petronilho
Banca Examinadora: Prof. Adinan Carlos Nogueira, Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Palavras-chave: Show. Espaço midiático. Bridgestone. Pepsi.
Resumo: O intuito dessa dissertação se deu devido à inquietante curiosidade acerca do espaço de tempo entre o jogo final da temporada de futebol americano e todos os elementos que compõe o seu universo, tais como os artistas mundialmente consagrados, as multimilionárias marcas anunciantes e sua tabela de mídia de valores astronômicos. Debruçamo-nos, para tal, sobre o Halftime Show, o espaço midiático mais valioso da contemporaneidade, evento anual que culmina depois de 264 partidas da temporada regular de futebol americano e consagra a franquia campeã, utilizando técnicas que nos auxiliaram a compreender esse fenômeno mercadológico. Embasados nos métodos de estudo de caso, objetivamos estudar o contexto sociológico que abrange a liga profissional de futebol americano, as marcas que compõem a tabela de mídia do evento Halftime Show nos anos de 2012 e 2015, respectivamente Bridgestone e Pepsi, e elucidarmos a importância do papel desempenhado pelos ícones pops escolhidos pela NFL no que diz respeito ao reconhecimento e fortalecimento das imagens da própria liga e das marcas envolvidas no evento. Sabendo da relevância a respeito do tema aqui tratado, concluímos utilizando o contraponto gerado pelas campanhas de ambas marcas supracitadas, e suas específicas estratégias de comunicação, levantando as hipóteses e suscitando na análise as principais pontuais características.
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  Black Mirror: o monitoramento de dados e a reconfiguração da publicidade
Data: 15/06/2016
Grupo: Brenda de Oliveira Teixeira Sances, Bruna Evelyn Rodrigues, Isabela Silva Gonzaga, José Augusto Bueno Souto, Tamires Marcondes de Souza
Orientação: Prof. Silvio Ferreira Junior
Banca Examinadora: Conrado Moreira Mendes, Lívia Borges Pádua
Palavras-chave: Monitoramento. Tecnologia. Publicidade. Black Mirror. Big Data.
Resumo: Apresenta-se este trabalho com objetivo de levantar reflexões acerca da sociedade do século XXI e as novas possibilidades que a tecnologia e a comunicação publicitária poderão exercer. Para tal propõe analisar o seriado Black Mirror com ênfase na temática tecnológica e o comportamento social ao deparar-se com tamanha exposição nas redes informacionais. O monitoramento advindo das mídias sociais, câmeras de vigilância, smartphones e demais objetos eletrônicos é a principal causa do grande processamento de dados digitais coletados diariamente. Esse processo chama-se Big Data, sendo o principal resultado desta pesquisa, entender o impacto que este conjunto de dados poderá causar principalmente na sociedade e na publicidade, e a sua relação com as novas tecnologias presentes na narrativa ficcional.
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  O riso como arma de ataque: as charges do Charlie Hebdo e os dilemas da liberdade
Data: 14/06/2016
Grupo: Ingridy Bueno Corrêa, Isabela Palhares Jesuíno, Mariana Vitti Raposo de Castro, Pedro Felipe Casagrande Machado
Orientação: Prof. Pedro Vaz Perez
Banca Examinadora: Professor Érico Fernando de Oliveira, Professor Lúcio Flávio Teixeira de Carvalho
Palavras-chave: Charge. Charlie Hebdo. Comunicação. Riso. Liberdade.
Resumo: O presente trabalho procurou compreender o processo de construção da alteridade islâmica, tendo como objeto de análise as capas do jornal francês Charlie Hebdo, que ficou mundialmente conhecido após ter sua sede atacada por terroristas da Al Qaeda em janeiro de 2015. Buscamos entender como o jornal representa a cultura islâmica e de que maneira essa representação contribui para a estereotipação de sua alteridade. Analisamos diferentes opiniões de pensadores relevantes da atualidade, construindo assim nossa fortuna crítica, que nos deu embasamento para a definição de nosso problema de pesquisa: entrincheiradas entre a defesa da liberdade de expressão e a acusação à liberdade ideológica do outro, de quais maneiras as charges do jornal Charlie Hebdo constroem a representação da alteridade? Para resolver este problema, buscamos primeiramente entender como se dá a leitura da charge e sua relação com o contexto em que está inserida. Como se trata de um cenário envolvido por conflitos político sociais, procuramos compreender a liberdade, a estética e a política para então partirmos para análise dos nossos objetos. A fim de uma interpretação mais crítica, encontramos na semiótica a base teórica necessária para compreensão do processo de significação que engloba cada capa analisada. Os signos encontrados foram destrinchados e deram lugar a diversas interpretações que afirmaram nossa conclusão de que a representação do islâmico, por parte do jornal, é estereotipada e influencia na construção da imagem de uma cultura, reforçando, muitas vezes, o preconceito por ela existente.
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  Opineon: a concepção de um aplicativo mobile a partir dos conceitos de líderes de opinião.
Data: 27/11/2015
Grupo: Jilles Moraes Cardoso, José Augusto Basílio, Nubia Gouvea da Silva, Paula Vicenti Generoso, Raphael Santos do Vale
Orientação: Prof. Adinan Carlos Nogueira Junior
Banca Examinadora: Prof. João Benedito dos Santos, Prof. Lívia Borges Pádua
Palavras-chave: Líderes de opinião. Redes. Boca a boca. Usabilidade. Aplicativo mobile.
Resumo: Não raro nos deparamos com a situação em que vemos a necessidade de comprar um produto sobre o qual não possuímos conhecimento algum. Em situações como essa, é comum efetuarmos uma pesquisa na Internet ou até mesmo perguntarmos para pessoas de confiança que entendem do assunto/produto. A opinião de alguém conhecido pode ser muito mais relevante que a opinião de desconhecidos na Internet. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um protótipo de aplicativo mobile por meio do qual interlocutores possam expor suas opiniões a respeito de produtos e serviços comercializados por meio da web e atuar como líderes de opinião em sua rede de amigos, denominado OpineOn. Para cumprir esse propósito, foi necessário um estudo bibliográfico sobre como se dá o processo de comunicação boca a boca, o estudo de redes dentro do mundo computacional e a formação de líderes de opinião dentro destas redes. Diante do tema proposto, para embasar a criação do OpineOn, foi preciso aplicar testes de usabilidade para medir o quão usável seria o aplicativo com suas funcionalidades inspiradas pelos estudos realizados.
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  Frozen e a mulher na sociedade contemporânea: uma análise das personagens e dos anseios da mulher contemporânea representados no filme
Data: 27/11/2015
Grupo: Gustavo Siqueira Beijo, Mariele Akstein Simão Incrocci, Rahdjah Yasmin Simão Siqueira, Thayrone Soares Costa de Carvalho
Orientação: Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Banca Examinadora: Prof. Lúcio Flávio Teixeira de Carvalho, Prof. Pedro Vaz Perez
Palavras-chave: Cinema. Frozen. Mulher. Modernidade. Pós-Modernidade. Consumo.
Resumo: Este trabalho analisa o filme “Frozen – Uma Aventura Congelante”, a fim de verificar a representação dos anseios da sociedade contemporânea nas personagens e a identificação dos valores da marca Disney por parte do público consumidor da obra. O objetivo é verificar como as personagens representam os anseios da sociedade atual, caracterizando o período histórico em que estão inseridas, a fim de identificar se o público reconhece os valores de marca da Disney na narrativa. Por meio da análise do filme e dos estudos sobre Modernidade/Pós-Modernidade e Hipermodernidade, Sociedade de Consumo, Branding, Mulher e Cinema, pode-se perceber como essas aspirações das mulheres foram representadas no filme, e como isso repercute na sociedade. A metodologia aplicada é baseada na análise semiótica do discurso, com o intuito de se obter consistência e embasamento teórico para o objeto de estudo. Foram realizadas entrevistas em profundidade com crianças e responsáveis, selecionados por possuírem perfis familiares distintos e também contato com o filme. O tipo de entrevista aplicado foi a aberta, qualitativa e não-probabilística. A principal característica dessa abordagem é a flexibilidade. Conclui-se que, com o passar do tempo, não só as mulheres, mas também a sociedade mudaram. Assim, foi necessário que a empresa também mudasse, acompanhando os anseios da sociedade e, com isso, mantendo-se como uma marca presente nas famílias do mundo todo, cumprindo seu objetivo precípuo: a venda do produto oferecido.
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  Estratégias publicitárias da cerveja Devassa: uma análise do posicionamento da marca, das reações do público e da consequente atuação do Conar
Data: 27/11/2015
Grupo: Dalila Maria Musa Belmiro, Lucas Giovanni Coelho de Paula, Priscila Fernandes de Araújo Laurindo
Orientação: Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Banca Examinadora: Prof. Pedro Vaz Perez, Prof. ª Raquel Vieira Fávaro Petronilho
Palavras-chave: Publicidade. Marca. Mulher. Branding. Gênero.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o uso que a cerveja Devassa faz da imagem feminina para se expressar no mercado, desenvolvendo seu posicionamento da marca. Para isso, analisou a expressividade da marca, a recepção do público acerca de suas campanhas e a sua relação com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A metodologia adotada para cumprir tal objetivo consistiu em pesquisa bibliográfica, análise semiótica e grupo focal, a fim de conceber embasamento teórico à pesquisa, compreender a produção dos signos emitidos pela marca e, finalmente, verificar de que forma acontece a recepção pelo público desses signos e da comunicação geral da marca. A pesquisa é calcada nos conceitos de Sociedade de Consumo, Expressividade Marcária, Semiótica, cultura e imagem feminina, imagem e espetacularização, componentes da marca, branding, e conceitos de gênero, além de debruçar-se sobre a imagem da mulher na publicidade brasileira. Cruzando os dados obtidos, concluiu-se que as estratégias da cervejaria Devassa, embora consideradas polêmicas por objetificar a mulher, conseguiram fixar a marca na mente do consumidor. Ademais, o público identificou um desvio da empresa em relação ao seu posicionamento de mercado, sendo considerado, primeiramente, elitizado e, posteriormente, popular, revelando uma influência mútua entre a cultura da sociedade e a publicidade.
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  A resposta social no site Jovem Nerd: o transmedia storytelling do universo Marvel
Data: 24/11/2015
Grupo: Guilherme Muniz Ramos, Laís Rinaldi Ibanhez, Sara Angeli Passoni, Suzane de Souza Santos, Tércio Pereira Barbosa Filho
Orientação: Prof. Conrado Moreira Mendes
Banca Examinadora: Profa. Raquel Vieira Fávaro Petronilho, Prof. Érico Fernando de Oliveira
Palavras-chave: Resposta social. Jovem Nerd. Nerd. Marvel Studios. Transmedia Storytelling.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma o transmedia storytelling presente nas produções de filmes e séries da Marvel Studios contribui para o sistema de resposta social (BRAGA, 2006) da cultura nerd dentro das mídias de entretenimento no site Jovem Nerd. A cultura nerd espalhou-se durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, cultivada além das comunidades acadêmicas, nas séries, filmes e livros de ficção científica. Antes ridicularizados e alvo de preconceito, atualmente, os nerds ocupam um cenário diferente. Hoje, a cultura nerd está no centro do mercado midiático, provocando uma incessante luta estratégica entre as empresas do ramo que buscam atenção desse público. Para isso, algumas dessas empresas optam pelo transmedia storytelling, com a intenção de envolver os consumidores com narrativas transmídia de seus produtos. A Marvel Studios é uma das empresas que escolheu essa estratégia. Esse estúdio norte-americano de televisão e de cinema, e uma subsidiária da Marvel Comics, é responsável por produzir filmes, desenhos animados e séries, todos abordando os heróis das histórias em quadrinhos, um dos temas da cultura nerd. A partir de 2008, o estúdio lançou produções independentes com cronograma, elenco e personagens, construindo uma ligação entre os produtos, que compõem a franquia. Porém, é possível notar cada vez mais exemplos de manifestações da cultura nerd no Brasil. Existem inúmeros sites na internet brasileira dedicados a cultura nerd, um deles é o site Jovem Nerd. O site apresenta seu conteúdo nos formatos de vídeo ou podcast, além de produzirem fóruns de discussão. Por ser um grande sucesso entre o seu público-alvo, o site se torna a principal fonte de informação para os nerds, dita padrões de comportamento e de consumo, e, ainda, ao expor opiniões sobre os produtos midiáticos, dá à mídia uma resposta sobre os seus produtos. Essa resposta/retorno é conhecida como sistema de resposta social ou interação social sobre a mídia. Para se identificar e analisar o sistema de resposta social no site Jovem Nerd foram utilizados três parâmetros propostos por Braga (2006). A partir desses parâmetros foi realizada uma análise das mídias do site em que se identificou um sistema que oferece uma quantidade diversificada de vozes, que apresenta, mais predominantemente, um caráter informativo, que se preocupa com os interesses do usuário e que apresenta um retorno ao produto criticado, sempre por meio de críticas analíticas e interpretativas.
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  O medo como persuasão: A exploração da ameaça em campanhas de trânsito e a atuação social da propaganda
Data: 10/06/2015
Grupo: Felipe Policelli Teixeira, Fernanda Leite Garcia, Fernando Thales Pereira, Luana Escandiuzzi Mafra, Nathália Marques Albino
Orientação: Prof. Pedro Vaz Perez
Banca Examinadora: Prof. Adinan Carlos Nogueira, Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Palavras-chave: Ameaça na propaganda. Medo. Campanhas de trânsito. Persuasão.
Resumo: O presente trabalho analisou as campanhas do programa governamental Parada, veiculadas no Carnaval e na Semana Nacional do Trânsito, entre os anos de 2012 a 2014. O objetivo da pesquisa é analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nas peças veiculadas pelo programa governamental Parada, descrevendo as técnicas utilizadas nas campanhas como estratégia para detectar o quanto a ameaça, persuasão e o medo conseguem atingir o público de maneira que o faça adotar novos comportamentos no trânsito. O Parada, nosso objeto empírico, foi criado a partir do apelo da Organização das Nações Unidas, que proclamou a “Década da Ação para Segurança no Trânsito” devido ao elevado número de mortes no mundo por acidentes. Seu comando é regido pelo Ministério das Cidades, por meio do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Com o auxílio de estudos bibliográficos, buscou-se esclarecer o que é propaganda, as técnicas de persuasão e convencimento, como o medo é percebido pelo ser humano e se por meio dele há mudanças e reflexões. Foram feitas análises semióticas do discurso das peças selecionadas e, incorporados nestas análises, foram criados operadores analíticos que auxiliam na compreensão do uso do medo e da persuasão nas propagandas, seguido do grupo focal para análise comportamental do público alvo. Portanto concluiu-se que a estratégia de uso do medo como persuasão nas propagandas de trânsito é efetivo e que diferentes estratégias comunicacionais são assertivas para cada faixa etária.
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  Merchandising editorial: a inserção de marcas na narrativa de Sex and the City.
Data: 09/06/2015
Grupo: Gustavo Fernandes Ribeiro, João Paulo Marques, Josiane Luzia Dias, Júlia Campos Pereira, Luís Felipe Firmino Vasconcellos Firmino
Orientação: Prof. ª Lívia Borges de Pádua
Banca Examinadora: Prof. Conrado Moreira Mendes, Prof. Érico Fernando de Oliveira
Palavras-chave: Merchandising editorial. Sex and the city. Análise de conteúdo
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a construção do merchandising editorial dentro da série Sex and the city e apontar as diferentes aparições de marcas e produtos exibidos ao longo das seis temporadas deste sitcom. Por meio da análise de conteúdo e dos registros de dados quantitativos, busca-se encontrar padrões de merchandisings que podem ser utilizados futuramente pelos profissionais da área. Acredita-se que as reflexões apresentadas nesta monografia evidenciem a importância da utilização da estratégia analisada e também contribuam para reforçar os cuidados referentes à sua construção.
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  Elvis não morreu: memória, dialogismo e midiatização
Data: 09/06/2015
Grupo: Amanda Penna Gonçalves Ferraz, Bianca Costa de Oliveira, Laura Papi Nogueira, Lucas Souza da Silva, Luiz Augusto Ramos
Orientação: Prof. Conrado Moreira Mendes
Banca Examinadora: Prof. ª Lívia Borges Pádua, Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Palavras-chave: Elvis Presley. Dialogismo. Memória. Midiatização.
Resumo: O propósito deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é compreender de que maneira se constrói, discursiva e midiaticamente, a memória sobre o cantor norte-americano Elvis Presley (1935 – 1977), a partir dos conceitos de dialogismo e midiatização. O conceito de dialogismo se refere à relação de sentido entre enunciados e remonta à obra de Bakhtin (cf. FIORIN, 2006; BRAIT, 2006). O conceito de midiatização, por sua vez, tem a ver a mediação/construção da realidade pelos meios de comunicação (cf. SGORLA, 2009; HENN, 2006). Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um capítulo biográfico sobre a trajetória de Elvis Presley. Em seguida, apresenta-se um capítulo que trata da articulação entre os conceitos de dialogismo, midiatização e memória. No capítulo seguinte, de natureza analítica, empreende-se uma análise dialógica do discurso (cf. BRAIT, 2012) de 10 reportagens jornalísticas publicadas no Brasil sobre Elvis Presley entre os anos de 1978 e 2011. Ao final desse percurso, pôde-se concluir que a memória em torno de Elvis Presley, que é coletiva e social, existe enquanto uma relação entre conteúdos de enunciados, isto é, constitui-se dialogicamente, e encontra no fenômeno da midiatização a materialização e o enquadramento desses discursos que circulam socialmente.
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  Democracia Editorial: Uma análise das matérias publicadas no Jornal Folha de S. Paulo sobre Dilma Rousseff e a Copa do Mundo no Brasil
Data: 27/11/2014
Grupo: Caio Augusto Schio, Quéfreen Martins de Almeida, Rafael Vianna de Oliveira Ribeiro, Taciana Honório Monteiro
Orientação: Prof. ª Lívia Borges de Pádua
Banca Examinadora: Prof. Firmino Geraldo de Oliveira, Prof. Pedro Vaz Perez
Palavras-chave: Dilma Rousseff. Copa do Mundo no Brasil. Eleições 2014. Jornal Folha de S. Paulo.
Resumo: A nítida ligação entre os temas política e esporte proporcionaram interesse em analisar a construção da imagem de um candidato à presidência em um Jornal de circulação nacional diante da Copa do Mundo no Brasil 2014. Para isso, foram escolhidas como objeto de estudo as matérias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, avaliadas segundo suas valências, que vislumbram o papel da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, como uma das gestoras da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Portanto, é de interesse desta pesquisa analisar como foi construída a imagem da candidata à Presidência da República ao longo do período em que a Copa do Mundo no Brasil ganhou destaque na imprensa. Nesse contexto, cabe também a investigação sobre o papel do jornalismo nas relações políticas, que se torna relevante para compreender não somente como é formada a imagem de um ator político em sua pré-campanha, como também analisar o posicionamento político dado pelo jornal de maior circulação nacional.
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  Velozes e Furiosos: uma análise do comportamento dos consumidores e das técnicas de merchandising editorial ou tie-in
Data: 27/11/2014
Grupo: Clarissa Mendes Baldim Rabelo, João Luís Lupianhes Quessada, Lucas Dionísio Pagés, Marina Mendonça Ramos Simões, Valéria Martins Victor
Orientação: Prof. Adinan Nogueira
Banca Examinadora: Prof. ª Lívia Borges Pádua Prof. Lúcio Carvalho
Palavras-chave: Merchandising editorial. Tie-in. Comportamento do consumidor. Lembrança de marca.
Resumo: Esta monografia discute as técnicas de merchandising editorial ou tie-in trabalhadas nos filmes “Velozes e Furiosos”, buscando compreender como essa estratégia se configura no contexto da narrativa. A partir do estudo de caso foi possível sintetizar as definições de merchandising e suas vertentes, identificando o papel que as técnicas de merchandising editorial ou tie-in desempenham na série. Em seguida aprofundou-se nos estudos sobre o comportamento do teleconsumidor e os possíveis estímulos gerados pelos filmes. O grupo focal possibilitou compreender como os teleconsumidores são atingidos por esse fenômeno ao assistir a série, identificando tendências, comportamentos e opiniões acerca do assunto abordado. Os resultados revelam que o consumo não é efetivado por tratar-se de produtos que necessitam de um alto investimento, mas, é perceptível que o desejo está presente nesses indivíduos e a lembrança das marcas é inevitável.
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  Os dispositivos Second Screen como propunsores do consumo midiático simultâneo
Data: 26/11/2014
Grupo: Guilherme Teixeira Queiroz, Marcelo Oliveira Vilela, Mateus Augusto Lopes Reis, Maurício Gomes de Faria
Orientação: Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Banca Examinadora: Prof. Firmino Geraldo de Oliveira, Prof. ª Lívia Borges de Pádua
Palavras-chave:Second Screen. Comunicação esportiva. Palpiteros. Convergência.
Resumo: Nos últimos anos, foi presenciada uma forte corrente de transformação nos hábitos de assistir televisão do brasileiro e isso só foi possível em virtude da popularização da Internet, que colocou o sujeito em uma esfera interativa e de múltiplos conteúdos. Isto despertou o gosto pela participação, pelo poder de produção em equilíbrio à recepção e pela visibilidade perante os outros usuários. Diante disso, embora as emissoras de televisão ainda persistam em certos formatos tradicionais, o modo como o conteúdo televisivo era apresentado aos espectadores décadas atrás já não satisfaz as exigências de um público ativo e transmidiático. Tudo porque a proposta de experiência coletiva que, desde sempre caminhou ao lado da história da televisão, perdeu espaço para o individualismo que permeia as relações sociais sob todas as manifestações e que foi potencializado dentro da internet. As mensagens personalizadas, sem qualquer obediência às noções espaço temporais e a busca pelo fortalecimento do “eu” perante uma comunidade de alcance desconhecido, fazem da Internet uma experiência de consumo midiática mais atrativa ao indivíduo. Para Castells (2003), “não é a Internet que cria um padrão de individualismo em rede, mas seu desenvolvimento que fornece um suporte material apropriado para a difusão do individualismo em rede como forma dominante de sociabilidade”. (CASTELLS, 2003, p.109).
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  Estratégias transmidiáticas empregadas na trajetória do Super Homem
Data: 25/11/2014
Grupo: Alaor Gonçalves Machado Silva, Íris Midori Sampaio Tengan, Jayne Pamela dos Santos, Mariana Zucato de Carvalho, Thamires Borba de Oliveira, Wanessa Cristina Teixeira de Souza
Orientação: Prof. Pablo Moreno
Banca Examinadora: Prof. Conrado Moreira Mendes, Prof. Érico de Oliveira
Palavras-chave: Transmídia. O Homem de Aço. Super Homem.
Resumo: Este trabalho propôs o estudo do personagem Super Homem. A pesquisa, realizada no curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas, estudou as estratégias transmidiáticas nos produtos que foram lançados a partir do personagem. Esses produtos foram comparados com o filme O Homem de Aço, lançado em junho de 2013. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um resgate histórico da trajetória do Super Homem para compreender as estratégias transmidiáticas utilizadas no filme. Para isso, utilizou como técnica metodológica o método biográfico, que consistiu a primeira etapa desse trabalho. Os quadrinhos são parte da cultura de massa e é comum ver os super-heróis como objeto de desejo e consumo. Eles são responsáveis por reconstruir a realidade social, representando em suas histórias um mundo no qual o impossível pode ser realizado. O Super Homem surgiu em junho de 1938 na revista Action Comics, trazendo as cores da bandeira norte-americana e uma força descomunal. Em 1939, o personagem ganhou sua primeira revista solo, uma publicação trimestral de 60 páginas, consolidando, assim, o nome do personagem na cabeça do público leitor. De 1941 a 1942, o Super Homem teve 17 desenhos animados de curta-metragem produzidos pelo estúdio Max Fleischer. Já em 1978 foi lançado o primeiro filme do Super Homem, que teve um grande sucesso e rendeu mais quatro continuações (1980 a 1987), além de Super Homem, o Retorno em 2006. A série de televisão Smallville é outro produto que integra a franquia de sucesso, tendo ficado no ar de 2001 a 2011 totalizando dez temporadas. O último filme, O Homem de Aço, foi lançado em 2013 e arrecadou US$500 milhões chegando ao posto de quinta maior bilheteria da história conforme a revista Rolling Stone.
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  Cultura da convergência em contextos transmidiáticos: o comportamento dos fãs da série The Walking Dead a partir de um olhar publicitário
Data: 03/06/2014
Grupo: Estevan Souza Nicolini, Jéssica Santos Aterje, Larissa Martins Silva, Laura Pereira Melo, Lucas Emanuel da Silva, Maressa de Carvalho Basso
Orientação: Prof. Firmino Geraldo de Oliveira Júnior
Banca Examinadora: Prof.ª Lívia Borges Pádua, Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Palavras-chave: Transmídia. The Walking Dead. Cultura da convergência.
Resumo: Esta monografia discorre sobre a relevância da série The Walking Dead (TWD) para a sociedade contemporânea, do ponto de vista da publicidade e alguns dos motivos da temática “zumbi” possuir cada vez mais fãs. Além disso, trata do processo de convergência cultural existente nessa produção e em seu conteúdo transmidiático. Seu objetivo foi entender como acontecem os debates em torno do seriado e, posteriormente, analisar como o fenômeno da transmídia ocorre e se consolida. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito de todos os conceitos que pudessem, de alguma forma, explicar as origens e as raízes do fenômeno transmidiático. Constatou-se que a remediação, a remixabilidade e a cultura da convergência foram os precedentes do transmidiatismo, ligados todos pelo surgimento das tecnologias e da possibilidade de interação. Depois aconteceu a aplicação de uma pesquisa que investigou as preferências dos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas em relação a séries. A partir da resultante dos questionários, realizou-se um Grupo Focal com aqueles estudantes que afirmaram que The Walking Dead era sua série preferida para que, deste modo, fosse possível conhecer melhor os hábitos e as opiniões dos fãs do seriado. Posteriormente, realizou-se a Análise de Conteúdo com os primeiros e últimos episódios de cada temporada da produção televisiva aqui abordada. Os resultados mostram que o público, com o qual foi realizada a pesquisa, nem sempre consome os produtos originados a partir da série, mas que são atraídos de forma relevante pela temática zumbi.
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  Análise da comunicação interna e posicionamento nas redes sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Poços de Caldas: quais os diferenciais e aperfeiçoamentos em relação ao mercado
Data: 29/11/2013
Grupo: Carina D’Ambrosio Vieira Forlin, Jéssica Müller, Marcelo Machado Bueno Tibúrcio, Marco Antônio Fiorite do Lago
Orientação: Prof.ª Lívia Borges Pádua
Banca Examinadora:Prof. Firmino Geraldo de Oliveira Junior, Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Palavras-chave:Comunicação organizacional. Redes Sociais. PUC Minas.
Resumo: Este trabalho avalia o processo comunicativo da PUC Minas em Poços de Caldas, especificamente na rede social Facebook, como esta organização se comunica com seus públicos e se o posicionamento da instituição nesta rede está de acordo com seus ideais de missão, visão e valores. Contém tabelas, gráficos e uma análise geral da Fanpage.
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  Revista virtual sobre casamento para tablets
Data: 28/11/2013
Grupo: Bruna Guazzelli e Silva, Cristiane Marcondes Reis, Raissa Abreu Silveira de Andrade, Roberta Oliveira Ribeiro, Tatiana Herdy Cardillo
Orientação: Wiliam Lazaro Rodrigues de Oliveira
Banca Examinadora: Prof. Maria Cecília Guilherme Siffert Pereira Diniz, Prof. Firmino Geraldo de Oliveira Júnior
Palavras-chave: Casamento. Mulheres. Revista virtual.
Resumo: Este projeto consiste em desenvolver uma revista virtual para tablets sobre casamento cujo público – alvo são mulheres entre 20 e 35 anos, pertencentes às classes A e B. Desta forma, definiu-se o nome Siim para a revista, sendo realizadas pesquisas de caráter exploratório em Poços de Caldas e região, buscando detectar o comportamento atual da mulher em relação ao casamento, a cadeia produtiva que se revela na prestação de serviços para este setor, a migração das revistas impressas para revistas virtuais e as novas possibilidades de utilização que essa migração permite. Essas informações permitiram uma maior compreensão sobre o assunto e serviram como base para início e elaboração da revista, com a preocupação de oferecer um conteúdo de qualidade mostrando tendências, dicas e informações para as leitoras de todo o país e também uma nova experiência no ato de ler revista, utilizando a tecnologia para gerar uma maior interatividade e participação das leitoras.
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  Na sintonia do Bem-Estar: uma análise do discurso midiático sobre o bem-estar
Data: 27/11/2013
Grupo: André BeraldoI Reno, Bianca Mendes Terranova, Davi Candido Nogueira, Elisa Erino de Carvalho, Luccas dos Santos
Orientação: Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Banca Examinadora: Prof. Conrado Mendes Moreira, Prof.ª Lívia Borges Pádua, Prof. Firmino Geraldo de Olivera Júnior
Palavras-chave: Bem-estar. Consumismo. Consumo. Midiatização. Globalização.
Resumo: O conceito de bem-estar emerge com força na contemporaneidade, ao passo que permeia áreas de bastante impacto dentro de nossa sociedade, como a comercial, a da saúde e a midiática. No que tange a esta última, a apropriação da mídia do conceito do bem-estar para gerar conteúdo aparenta tornar-se uma estratégia cada vez mais recorrente. Este trabalho, portanto, traz a questão do bem-estar para a área acadêmica, especificamente a da comunicação, investigando, à luz de conceitos como a globalização, midiatização, consumo e o consumismo, de que forma esta apropriação da mídia dos conceitos de bem-estar tem acontecido. Procurou-se, ainda, investigar a influência destas emissões nos hábitos de consumo dos telespectadores. O objeto empírico do trabalho foi o programa matinal Bem Estar da Rede Globo de Televisão.
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  Movimento nas patinhas: defesa animal de Poços de Caldas: estratégias de co-branding e advergames na fidelização de clientes
Data: 26/11/2013
Grupo: Caio César Nery Albino, Klicia da Silva Amaral, Laura Melo Passos de Paula, Rafaella Oliveira Santos
Orientação: Prof. ª Maria Cecília Guilherme Siffert Pereira Diniz
Banca Examinadora: Prof. Marcelo La Carretta Enrique López da Cunha Pereira, Prof. Maria Izabel Ferezin Soares
Palavras-chave:
Resumo:
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  Reposicionamento da marca Scalco Diesel
Data: 25/11/2013
Grupo: Ana Claudia Scalco, Karen Maria Sibilla Salvi, Priscila Stano Zanetti, Rafaela Stano Zanetti
Orientação: Prof. Pablo Moreno Fernandes Viana
Banca Examinadora: Prof. Adinan Nogueira, Prof. Wiliam Lazaro Rodrigues de Oliveira
Palavras-chave: Visibilidade. Segmentos. Posicionamento. Pesquisa quantitativa. Estratégias comunicacionais.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal elaborar estratégias comunicacionais para a empresa Scalco Diesel Transportes e Manutenção Ltda., que possui problemas de visibilidade em seus dois segmentos, oficina e transportadora, no mercado de Poços de Caldas e região. Após vários estudos bibliográficos para que fosse melhor compreendido o problema, foram realizadas visitas a empresa a fim de conhecer seu funcionamento interno e como os clientes se relacionam com ela. Sucessivamente, foi feita uma pesquisa quantitativa através de um questionário estruturado com perguntas fechadas a serem respondidas por seus clientes. Esta pesquisa teve como intuito perceber quais são os reais problemas da empresa e como esta mesma é vista por seus consumidores. Através das respostas coletadas, nota-se que a oficina é mais reconhecida e mais utilizada por seu público. Já a transportadora sofre um maior problema de visibilidade e posicionamento, principalmente, por ter sido inaugurada posteriormente. Ambos os segmentos necessitam de estratégias comunicacionais para que a empresa como um todo possa ser posicionada da maneira mais correta no mercado em que se insere. Devido a isso, foi elaborada uma campanha publicitária para esta empresa para que ela seja mais reconhecida e sempre lembrada por seu público-alvo.
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  Projeto de intervenção social na cidade de Poços de Caldas, baseada em comunicação digital e com foco no skate
Data: 22/11/2013
Grupo: Estêvão Verola, Felipe Tupinambá, João Carlos Tramonte Junior, Juliana Gaiga, Lucas Figueiredo
Orientação: Prof. Adinan Nogueira
Banca Examinadora: Prof.ª Lívia Borges Pádua, Prof. Sílvio Ferreira Júnior
Palavras-chave: Plataforma de conteúdo. Comunicação. Esporte Radical. ONG.
Resumo: Este trabalho consiste em criar uma Organização não governamental,regularizada e beneficiada através de leis públicas, direcionando um estudo de intervenção social na cidade de Poços de Caldas Minas Gerais, sobre maneiras de divulgar o esporte radical, principalmente o skate, pela internet e viabilizar a publicidade e a divulgação dos atletas locais, para que se tenha mais acesso, mais visibilidade e mais apoio por parte de organizações públicas e privadas. As pesquisas foram feitas de modo exploratório, métodos descritivos quantitativos e pesquisas bibliográficas, a fim de detectar o maior número de dados que fundamentem os argumentos e as estratégias traçadas para a organização em questão. Essas informações serviram como base para a citada ONG construir uma plataforma de conteúdo online, funcional, que beneficie os atletas, as empresas ligadas ao esporte e toda a comunidade contribuindo para o desenvolvimento do esporte e da cultura. Com base na pesquisas foram desenvolvidos os planejamentos de marketing, comunicação, criação e mídia, que colocam em prática como será a campanha de lançamento e o funcionamento da plataforma de conteúdo. Além disso, foi planejada a estrutura da ONG, desde missão, visão e valores até seu estatuto, para que se possa visualizar como seria a ação da mesma na comunidade.
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