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Pesquisa – Poços de Caldas

A Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas incentiva permanentemente a pesquisa na graduação e na pós-graduação. Desde o primeiro ano, os alunos podem participar de projetos de iniciação científica, sob a orientação de professores.

A PUC tem programas que fomentam a formação de pesquisadores e destina um fundo próprio, para os projetos de autoria dos alunos com orientação de professor, intitulado Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC / PUC Minas (inscrições todo mês de setembro). A Universidade mantém, ainda, o Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas para projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Todos os anos, no mês de outubro, a Universidade realiza o Seminário de Iniciação Científica para a apresentação dos trabalhos de pesquisa de alunos selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.

Conheça as formas de ingresso nos programas de fomento à pesquisa da PUC Minas.

NEP.com

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação (NEP.com), coordena os Projetos Experimentais e as atividades de Iniciação Científica e pesquisa, realizados por discentes e docentes. Além disso, essa coordenação trabalha de forma articulada com a Coordenação de Extensão do Curso, de modo a reforçar a imbricação entre as áreas que compõem a formação acadêmica do futuro profissional.

Como os objetivos do curso visam à formação de um publicitário capaz de acompanhar as evoluções e transformações no contexto socioeconômico, atuando de forma proativa, criativa e crítica, as linhas de pesquisa buscam aproximar a academia do mercado. A pesquisa contribui para o entendimento das práticas comunicacionais e para a geração de inovações que possam levar ao aprimoramento do campo da comunicação.

Linhas de pesquisa

Comunicação e Sociabilidade

Essa linha tem por objetivo a investigação dos processos comunicacionais inscritos no terreno da experiência de indivíduos e coletividades, na constituição das relações sociais e na configuração da vida social contemporânea. Nessa linha, são exploradas as condições de produção e interpretação das formas simbólicas – midiáticas ou não – entre sujeitos e/ou organizações, o estabelecimento de redes e fluxos de comunicação, a relação do sujeito com as práticas de consumo. Nessa linha, é dada ênfase aos aspectos interpessoais, situacionais e sócio-históricos das práticas comunicacionais realizadas em comunidades, organizações e na interação entre esses elementos.

Linguagens, Mediação e Suporte

Essa linha tem por objetivo o estudo das linguagens das mídias, com foco na natureza dos suportes, nos modos de operação e na especificidade dos produtos. Visa problematizar as significações que se produzem a partir de interfaces entre técnicas e usuários e recursos enunciativos de diferentes mídias. Nessa linha, explora-se a caracterização dos dispositivos midiáticos, a constituição de produtos audiovisuais e de hipermídias, bem como os processos semióticos. Investiga também a linguagem publicitária, as abordagens da propaganda e seus formatos híbridos contemporâneos. Essa linha prioriza os estudos centrados nos aspectos técnicos, textuais, imagéticos ou estéticos dos meios de comunicação ou de seus produtos.