Home » Pesquisa – Poços de Caldas

Pesquisa – Poços de Caldas

A Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas incentiva permanentemente a pesquisa na graduação e na pós-graduação. Desde o primeiro ano, os alunos podem participar de projetos de iniciação científica, sob a orientação de professores.

A PUC tem programas que fomentam a formação de pesquisadores e destina um fundo próprio, para os projetos de autoria dos alunos com orientação de professor, intitulado Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC / PUC Minas (inscrições todo mês de setembro). A Universidade mantém, ainda, o Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas para projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Todos os anos, no mês de outubro, a Universidade realiza o Seminário de Iniciação Científica para a apresentação dos trabalhos de pesquisa de alunos selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.

Conheça as formas de ingresso nos programas de fomento à pesquisa da PUC Minas.

NEP.com

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação (NEP.com), coordena os Projetos Experimentais e as atividades de Iniciação Científica e pesquisa, realizados por discentes e docentes. Além disso, essa coordenação trabalha de forma articulada com a Coordenação de Extensão do Curso, de modo a reforçar a imbricação entre as áreas que compõem a formação acadêmica do futuro profissional.

Como os objetivos do curso visam à formação de um publicitário capaz de acompanhar as evoluções e transformações no contexto socioeconômico, atuando de forma proativa, criativa e crítica, as linhas de pesquisa buscam aproximar a academia do mercado. A pesquisa contribui para o entendimento das práticas comunicacionais e para a geração de inovações que possam levar ao aprimoramento do campo da comunicação.

Linhas de pesquisa

Comunicação e Sociabilidade

Essa linha tem por objetivo a investigação dos processos comunicacionais inscritos no terreno da experiência de indivíduos e coletividades, na constituição das relações sociais e na configuração da vida social contemporânea. Nessa linha, são exploradas as condições de produção e interpretação das formas simbólicas – midiáticas ou não – entre sujeitos e/ou organizações, o estabelecimento de redes e fluxos de comunicação, a relação do sujeito com as práticas de consumo. Nessa linha, é dada ênfase aos aspectos interpessoais, situacionais e sócio-históricos das práticas comunicacionais realizadas em comunidades, organizações e na interação entre esses elementos.

Linguagens, Mediação e Suporte

Essa linha tem por objetivo o estudo das linguagens das mídias, com foco na natureza dos suportes, nos modos de operação e na especificidade dos produtos. Visa problematizar as significações que se produzem a partir de interfaces entre técnicas e usuários e recursos enunciativos de diferentes mídias. Nessa linha, explora-se a caracterização dos dispositivos midiáticos, a constituição de produtos audiovisuais e de hipermídias, bem como os processos semióticos. Investiga também a linguagem publicitária, as abordagens da propaganda e seus formatos híbridos contemporâneos. Essa linha prioriza os estudos centrados nos aspectos técnicos, textuais, imagéticos ou estéticos dos meios de comunicação ou de seus produtos.

Orientação para realização de Trabalhos Científicos – Norma ABNT adotada pela PUC Minas.

Publicações dos professores

O curso de Publicidade e Propaganda disponibiliza uma biblioteca com as publicações dos professores.