Home » Pesquisa

Pesquisa

A pesquisa é uma atividade valorizada pelos cursos de Comunicação na FCA. Os alunos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas podem participar de projetos de iniciação científica, sob a orientação de professores do curso, desde o primeiro ano de sua formação.

Além disso, como parte dos requisitos para a obtenção do diploma de graduação, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O TCC é realizado em três semestres, a partir do 6° período e, de acordo com as novas diretrizes do MEC, consiste de uma pesquisa individual com tema escolhido pelo estudante, de acordo com sua área de interesse. São três disciplinas consecutivas de TCC para a realização do projeto:

  • TCCI (elaboração do projeto a ser desenvolvido, a partir de um problema e de determinados objetivos);
  • TCC II (desenvolvimento do referencial teórico, a partir de leitura de textos científicos);
  • TCC III (momento da pesquisa de campo, da análise do objeto empírico ou da realização de um experimento, permitindo que o aluno tire suas próprias conclusões sobre o tema).

Muitos desses trabalhos geram artigos científicos publicados ou a apresentação da pesquisa em congressos da área. É também a partir dessa experiência que vários alunos se descobrem pesquisadores e avançam seus estudos para ingressar na carreira acadêmica.

Para auxiliar e organizar a pesquisa nos cursos, a Faculdade de Comunicação e Artes conta com o Centro de Pesquisa em Comunicação (CEPEC).

O CEPEC tem por função fomentar a pesquisa ano âmbito dos quatro cursos da FCA tanto em nível formativo quanto avaliativo. Nesse sentido, são desenvolvidas as seguintes atividades: leituras orientadas, seminários temáticos, oficinas de elaboração de projetos e artigos e disciplinas específicas. Tais atividades se dão em diálogo com professores de disciplinas afins, orientadores de TCC e com o Programa de Pós graduação em Comunicação Social. Estas atividades poderão contar com parcerias com outros cursos e programas de outras universidades.

O CEPEC é responsável pela avaliação e acompanhamento dos TCC nos três últimos períodos de cada curso, o que envolve: elaboração, acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1, no 6º. período (TCC I); Planejamento, realização e avaliação dos TCC´s II apresentados no Simpósio de Metodologias de Pesquisa em Comunicação; Realização de bancas de qualificação e defesa dos TCC´s III. Todas as atividades que constam na agenda do Cepec podem ser aproveitadas pelos alunos como Atividades Complementares de Graduação (ACG).

Documentos importantes para a realização dos TCCs em todos os períodos:

Orientação para realização de Trabalhos Científicos – Norma ABNT adotada pela PUC Minas
Cronograma de TCCI 2/2017
Cronograma de TCCII 2/2017
Crionograma de TCCIII 2/2017

Outras modalidades de Pesquisa

Probic e FIP

Anualmente a PUC Minas seleciona, através de edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, projetos de pesquisa para serem financiados e desenvolvidos no período de um ano dentro da Universidade (Probic). O discente irá desenvolver o projeto, recebendo um auxílio da PUC Minas correspondente a uma bolsa de estudos para que possa se envolver nas atividades de Pesquisa. Outra oportunidade de participação é através de bolsas de estudo concedidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). A FAPEMIG seleciona, através do edital do Probic alguns alunos para desenvolverem suas pesquisas recebendo a bolsa-auxílio por meio da Fundação.
Outra forma de inserção da Pesquisa é através do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP). Duas vezes ao ano a PUC Minas direciona um percentual de seu orçamento anual para o financiamento de Projetos de Pesquisa coordenados pelos professores. O NEP.com deve atuar, através da Coordenação de Pesquisa, sensibilizando professores para desenvolverem projetos nessa modalidade para submetê-los quando for lançado o edital para a pesquisa FIP. Nesse tipo de projeto o professor pode contar também com alunos bolsistas, o que representa mais uma oportunidade de inserção do aluno de Publicidade e Propaganda no universo da Pesquisa.

Aqui você se informa melhor sobre as formas de ingresso em todos os programas de fomento à pesquisa na PUC Minas