Tire suas dúvidas sobre as famosas ACGs

Atividades Complementares de Graduação são novidade no currículo

ACG-verbo
Assim como Alice Enrico, caloura de Cinema, muitos alunos têm dúvidas sobre ACG Foto: Arthur: Lahoz

As Atividades Complementares de Graduação (ACG) se tornaram obrigatórias para os cursos de Comunicação, exceto Publicidade e Propaganda. E, para tirar dúvidas frequentes sobre essas atividades que são essenciais para a formação dos alunos, conversamos com Aléssia Franco, coordenadora do curso de Relações Públicas. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as ACGs, e fique ligado nas nossas dicas do
#valeACG, na terceira página!

O que é ACG?
A sigla ACG significa atividades complementares de graduação. Os projetos pedagógicos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Cinema preveem que o currículo obrigatório tem que destinar um determinado número de horas para a formação dos alunos.

Como funciona?
É uma atividade que o aluno tem que fazer fora do horário de aula dele, do contrário ela não é considerada extracurricular. Existe um conjunto de atividades que podem contar como horas de ACG.

O que vale como ACG?
Valem atividades de pesquisa como participar e assistir a congressos, integrar grupos de pesquisa e outras atividades do tipo. No campo da extensão, pode se fazer um estágio voluntário. Também vale participar de mostras artísticas, ir à museus e exposições, por exemplo. E, no âmbito da gradução, as ACGs podem ser disciplinas feitas em outros cursos, visitas técnicas, entre outros.

Como comprovar as horas?
Cada atividade gera uma comprovação diferente. Se o aluno participar de um congresso, por exemplo, ele comprovará a participação com o certificado. Se o aluno for ao cinema ou a uma mostra, ele deverá fazer uma resenha de 12 a 15 linhas e anexar o ingresso ou até mesmo uma foto dele ao relatório, comprovando sua presença.

Como serão lançadas as horas de ACG?
Os alunos vão colecionar os certificados ao longo do curso e, periodicamente, o coordenador do curso e o coordenador de ACG vão ajudar as turmas a monitorar isso. Então, é feito um lançamento disso formalmente no SGA, contabilizando assim as horas.