Home » Laboratórios de Audiovisual, Fotografia e Rádio

Laboratórios de Audiovisual, Fotografia e Rádio

A Faculdade de Comunicação e Artes na PUC Minas do Coração Eucarístico possui uma ampla estrutura de laboratórios, para apoiar alunos em suas atividades e trabalhos acadêmicos. Os laboratórios de audiovisual, fotografia e rádio desenvolvem dezenas de projetos no campo audiovisual e formam centenas de alunos-monitores, que encontram nos Laboratórios um espaço de experimentação e de formação avançada.

Laboratório de Audiovisual

O laboratório de audiovisual conta com um grande estúdio de TV e vídeo e diversas ilhas de edição digital para atender os cursos da FCA no Coração Eucarístico e na Praça da Liberdade. Os alunos utilizam equipamentos digitais para produzir filmes, vinhetas, comerciais, reportagens, telejornais, documentários, vídeo-clips, vídeos-institucionais, vídeos para mídias sociais, entre outros. Além de atender as demandas das disciplinas práticas dos 4 cursos do Coração Eucarístico, o laboratório desenvolve diversos projetos no campo audiovisual. Conheça algumas das produções do Laboratório de Audiovisual no YouTube.

Coordenador: Prof. Marcos Palmer
Técnicos responsáveis (audiovisual):
Adilson Silvestre
Antônio Maurício Pereira
Henrique Martins
Marcelo Vítor Ferreira
Paulo Vítor Antunes
Rodrigo Gusmão
Telefone: (31) 3319 4420
Emailvideoetv@pucminas.br

Laboratório de Rádio

No laboratório de rádio, os estudantes realizem produções sonoras em um espaço que integra estúdio, ilha de edição e espaço para aulas. Nele,  os alunos podem produzir e experimentar a linguagem sonora em equipamentos digitais. Gravações de trilhas, spots, vinhetas, jingles, reportagens e áudio-documentários; captação de áudio e produção de efeitos sonoros; programas de rádio e áudio para vídeo e TV estão entre as produções feitas pelos alunos no laboratório de áudio.

Várias disciplinas práticas, como Produção e Edição em ÁudioVídeo Institucional e Direção de Som utilizam o laboratório para que os alunos aprendam na prática. Além disso, todos os alunos da PUC Minas podem propor e produzir programas para a Radio Online. Outro projeto desenvolvido pelo laboratório de rádio do Coração Eucarístico é a Rádio Intervalo, com transmissão ao vivo e diária de programas durante os intervalos das aulas dos cursos de Comunicação.

Coordenadora: Prof.ª Iara Franco
Técnicos responsáveis (rádio):
Clara Costa
Wesley Diniz
Email: labradio@pucminas.br

Laboratório de Fotografia

O laboratório de fotografia é o espaço de produção e experimentação no campo da imagem. Os alunos aprendem a olhar, a fazer e a ler a fotografia. Ele possui estúdios e equipamentos para a produção de imagens analógicas e digitais. O aluno aprende desde as tradicionais técnicas de revelação e ampliação, até o manuseio de câmeras digitais. Além de ser um espaço utilizado pelas disciplinas específicas dos cursos de Comunicação, o laboratório de fotografia está aberto aos alunos que queiram desenvolver projetos profissionais ou autorais.

Coordenador: Prof. Eugênio Sávio
Técnica responsável: Pâmela Ribeiro