Grupo de pesquisa em audiodescrição lança livro eletrônico

Objeto de perguntas e investigações já ha algum tempo, a audiodescrição começa a se firmar como importante área de pesquisa aplicada, de vez que injunções legais determinam a sua inserção em materiais audiovisuais produzidos no Brasil. Com o fim de mapear perspectivas e ações relativas a essa relevante forma de prover acessibilidade, o grupo de pesquisa em audiodescrição da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais lança o presente volume.

Reunindo contribuições advindas de importantes pesquisadores do Brasil e de membros do referido grupo de pesquisa, este volume procura se dedicar a diversos aspectos do processo, desde seus alicerces teórico-conceituais até a discussões de possíveis ambientes que possam demandar esta prática inclusiva.

Tentou-se, na discussão basal, afastar a audiodescrição da tradicional abordagem tradutória que demanda uma fctícia fidelidade, ao mesmo tempo que buscou-se reforçar a postura política de evitar o autoritarismo implícito nessa aparente objetividade. Ao par das defnições teóricas, parte do volume se dedica a discutir a própria praxis da audiodescrição, com artigos que apontam para novas possibilidades de sua implementação. Além disso, as possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento são também exploradas em uma seção específca. Dessa forma, o panorama contemporâneo que envolve práticas audiovisuais recebe esse delineamento do ponto de vista do aperfeiçoamento dos modos de recepção de produtos audiovisuais.

Para ter acesso ao livro, basta seguir este link, ou clicar na imagem abaixo.

1. Maria Angela Mattos

Parabens aos organizadores do livro, Flávia Mayer e Julio Pinto, e a todos autores participantes desta iniciativa valiosa para o campo da comunicação que abre muitos novos horizontes de investigação e trabalhos acadêmicos e profissionais.