Pesquisa

A pesquisa é uma atividade bastante valorizada nos cursos de Comunicação da PUC Minas São Gabriel. A partir do do 6º período, o aluno tem três disciplinas consecutivas para a realização do seu trabalho de conclusão de curso (TCC), denominado de Projeto Experimental, já que o aluno pode desenvolver uma pesquisa empírica, um trabalho aplicado ou um experimento.

As disciplinas específicas de pesquisa são as seguintes:

  • Projeto Experimental I (elaboração do projeto a ser desenvolvido, a partir de um problema e de determinados objetivos);
  • Projeto Experimental II (desenvolvimento do referencial teórico, a partir de leitura de textos científicos);
  • Projeto Experimental III (momento em que o aluno faz a pesquisa de campo, desenvolve uma solução para um cliente, no caso do trabalho aplicado, ou realiza um experimento, sendo que em todos os casos o aluno é levado a fazer análises e desenvolver uma conclusão).

No último mês da disciplina de Projeto Experimental II, durante o Simpósio de Pesquisa, os alunos passam por uma banca de qualificação composta por dois professores, o orientador e mais um convidado. Neste momento, eles apresentam sua pesquisa em desenvolvimento para os professores e colegas de outros períodos. Os professores analisam o trabalho e apontam novas possibilidades de desenvolvimento para o semestre seguinte.

A banca final de PE III é composta por três professores, o orientador, o professor que participou do Simpósio como convidado e mais um professor. Estas bancas também são abertas para todos os alunos do curso, professores e convidados dos alunos. Além de funcionar como um exame de aprovação, a banca é um momento importante em que os alunos demonstram todo o conhecimento adquirido ao longo do percurso.

Muitos Projetos Experimentais geram artigos científicos que são publicados e apresentados em congressos da área.

Coordenação de pesquisa
Prof.ª Samantha Braga (coordenação geral e Publicidade e Propaganda)
Prof.ª Daniela Serra (Jornalismo)

Contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *