Pesquisa

 Publicações dos professores

O curso de Publicidade e Propaganda disponibiliza uma biblioteca com as publicações dos professores. Clique para acessar.

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação

NEP Logo fundo cinza

Para coordenar as atividades Pesquisa e Monografia, o curso de Publicidade e Propaganda conta com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação (NEP.com). O NEP.com atua como suporte acadêmico para os Projetos Experimentais, Iniciação Científica e  pesquisa, realizados por discentes e docentes no âmbito do Curso. Além disso, essa coordenação trabalha de forma articulada com a Coordenação de Extensão do Curso, de modo a reforçar a imbricação entre as áreas que compõem a formação acadêmica do futuro profissional.

Como os objetivos do curso visam à formação de um publicitário capaz de acompanhar as evoluções e transformações no contexto socioeconômico, atuando de forma proativa, criativa e crítica, as linhas de pesquisa buscam aproximar a academia do mercado.

A pesquisa deve contribuir para o entendimento das práticas comunicacionais e para a geração de inovações que possam levar ao aprimoramento do campo da comunicação. Diante disso, as linhas de pesquisa são as seguintes:

Comunicação e Sociabilidade

Essa linha tem por objetivo a investigação dos processos comunicacionais inscritos no terreno da experiência de indivíduos e coletividades, na constituição das relações sociais e na configuração da vida social contemporânea. Nessa linha, são exploradas as condições de produção e interpretação das formas simbólicas – midiáticas ou não – entre sujeitos e/ou organizações, o estabelecimento de redes e fluxos de comunicação, a relação do sujeito com as práticas de consumo. Nessa linha, é dada ênfase aos aspectos interpessoais, situacionais e sócio-históricos das práticas comunicacionais realizadas em comunidades, organizações e na interação entre esses elementos.

Linguagens, Mediação e Suporte

Essa linha tem por objetivo o estudo das linguagens das mídias, com foco na natureza dos suportes, nos modos de operação e na especificidade dos produtos. Visa problematizar as significações que se produzem a partir de interfaces entre técnicas e usuários e recursos enunciativos de diferentes mídias. Nessa linha, explora-se a caracterização dos dispositivos midiáticos, a constituição de produtos audiovisuais e de hipermídias, bem como os processos semióticos. Investiga também a linguagem publicitária, as abordagens da propaganda e seus formatos híbridos contemporâneos. Essa linha prioriza os estudos centrados nos aspectos técnicos, textuais, imagéticos ou estéticos dos meios de comunicação ou de seus produtos.

 

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