Home » Publicidade e Propaganda – Poços de Caldas

Publicidade e Propaganda – Poços de Caldas

O curso de Publicidade e Propaganda visa formar profissionais críticos e habilitados para atuarem em um contexto marcado pelo dinamismo da informação e da comunicação. Além disso, estes profissionais devem estar preparados para atuar tanto no campo teórico, entendendo como a comunicação interfere no cotidiano e nas relações sociais, como no campo da prática profissional, desenvolvendo produtos que respondam aos padrões de consumo da contemporaneidade.

O curso oferece aos seus alunos a oportunidade de ter a experiência de estar em contato com a rotina publicitária ainda na faculdade. A Agência Laboratório Helvetica! atende a demandas internas do curso, de outros cursos da universidade e também de clientes externos, oferecendo todos os serviços que normalmente são desenvolvidos em uma agência de publicidade convencional. Todo semestre, alunos são selecionados como monitores do curso, remunerados e voluntários, e podem optar por fazer monitoria na Helvetica! ou ainda no LabCom, o Laboratório de Convergência do curso, que vai muito além da produção do material criado dentro da nossa agência laboratório. No LabCom, os alunos monitores realizam trabalhos de fotografia e audiovisual, desde a seleção de casting e produção até a edição do material final, seja para suprir demandas internas, do nosso e de outros cursos do campus, bem como de clientes externos. Professores os auxiliam na elaboração e execução dos trabalhos, e os alunos tem uma experiência real de atuação no mercado.

A rotina de um curso superior deve transcender a sala de aula e, dentro dessa lógica, o curso de Publicidade e Propaganda oferece aos seus alunos, por meio da disciplina Seminários, dois eventos por ano, visando contribuir para a sua formação profissional e acadêmica: a Jornada da Comunicação e o E-COM (Encontro de Comunicadores). Os eventos são realizados por meio de parcerias com profissionais de Poços de Caldas e organizações da Cidade. Tais parcerias estreitam as relações entre o Curso e a Comunidade em geral, ampliando a integração e a consolidação do Curso.

Em 2017 o curso de Publicidade e propaganda da FCA em Poços de Caldas recebeu novamente a nota 4 no Guia do Estudante.

Turno: manhã
Duração: 8 períodos

Colegiado:
Lívia Borges de Pádua (Coordenadora)
Adinan Carlos Nogueira
Silvio Ferreira Junior
Joao Benedito dos Santos Junior

Emailcoord.publicidade@pucpcaldas.br
Telefone: (35) 3729 9242

Matriz curricular 

1º período

  • Comunicação e Contemporaneidade
  • Comunicação Integrada
  • Introdução à Publicidade
  • Introdução à Fotografia
  • Seminários I

2º período

  • Filosofia: Razão e Modernidade
  • Linguagem Publicitária
  • Audiovisual
  • Teorias da Comunicação
  • Fundamentos de Marketing

3º período

  • Filosofia: Antropologia e Ética
  • Panoramas da Comunicação Digital
  • Política e Mídia
  • Estética e Comunicação
  • Seminários II
  • produção Gráfica

4º período

  • Convergência de Mídias
  • Sociologia
  • Comunicação Visual
  • Ética da Propaganda
  • Semiótica

5º período

  • Análises e Estudos de Consumo
  • Antropologia
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Produção Audiovisual RTVC
  • Sociologia da Comunicação
  • Planejamento de Mídia

6º período

  • Foto Publicitária
  • Projeto Experimental I
  • Seminários III
  • Gerência de Campanha Publicitária e Institucional
  • Produção de Conteúdo para Mídias e Redes Sociais
  • Gestão de Marcas na Web

7º período

  • Direção de Arte
  • Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso
  • Projeto Experimental II
  • TV Digital
  • Criação Publicitária
  • Teorias da Imagem

8º período

  • Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Web
  • Teoria e Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado
  • Produção e Conteúdo Audiovisual
  • Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade
  • Empreendedorismo e Plano de Negócios
  • Merchandising, Feiras e Eventos
  • Seminários IV
  • projeto Experimental III