Evento “Jornada das Utopias” discutirá mídia, arte e política

Os cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Jornalismo realizarão, dos dias 02 a 06 de outubro, a “Jornada das Utopias”, produzida pela equipe do CCI. Com o intuito de analisar as narrativas midiáticas em conjunto com questões de cunho social, o projeto apresentará quatro grandes conferências, 28 oficinas, 12 workshops e oito palestras, além de 18 apresentações culturais e oficinas livres, totalizando mais de 70 atividades. Temáticas como cultura em espaços periféricos a abordagem da mídia em relação às questões LGBTQ+, serão discutidas pelos convidados e estudantes.

As oficinas terão caráter prático-reflexivo e têm como objetivo complementar as competências técnicas e criativas desenvolvidas em sala de aula. As palestras trarão profissionais e acadêmicos de diferentes áreas para tratar temas atuais relacionados à cultura midiática e os workshops terão como objetivo oferecer ao aluno contato com profissionais do universo da Comunicação. O evento é obrigatório para os alunos matriculados na disciplina Seminários e são extensivos a toda a comunidade acadêmica.

Importantes convidados, de diferentes instituições do país, virão à PUC com a finalidade de discutir diversas temáticas, como o panorama cultural do Brasil e a relação da arte com a política. Nos dois primeiros dias do evento, acontecerão as grandes conferências. Nos outros dias, os estudantes poderão optar entre as outras atividades oferecidas.

A atriz e diretora Cida Falabella, a jornalista Fabiana Moraes e a escritora Nana Queiroz são nomes que irão prestigiar o evento. A programação estará disponível na página do evento: facebook.com/Jornadadasutopias. Segundo Ercio Sena, coordenador do curso de Jornalismo e um dos idealizadores do projeto, a Jornada tem o objetivo de apresentar novas perspectivas sobre democracia, arte, cultura e comunicação. “Pensaremos em ações contra hegemônicas. O intuito é saber como lidar com esses desafios no campo da Comunicação, com experiências que abordem a emergência de relações fundadas em novas utopias e foco na justiça social”, disse. De acordo com Ércio, a Jornada traz temas que se articulam com as disciplinas, ao mesmo tempo que apresenta novos horizontes para os estudantes.

Texto originalmente publicado no Treze Informa, produzido pelo Centro de Comunicação Integrada (CCI)