Compós na PUC Minas

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do Brasil

A abertura da 27ª Edição da Compós aconteceu na PUC Minas Coração Eucarístico
Crédito: Alana Bambirra // Lab Foto

A PUC Minas sediou a 27ª edição da Compós, o principal encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, entre os dias 5 e 8 de junho. Os quatro dias de evento contaram com apresentações dos diferentes grupos de trabalho (GTs), lançamentos de livros e reuniões de avaliação. O encontro ocorre anualmente em diversas cidades do país.
A abertura aconteceu no campus do Coração Eucarístico, enquanto as demais atividades foram realizadas na unidade da Praça da Liberdade. Para Mozahir Salomão, coordenador do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM), a importância de a PUC Minas sediar o evento está, primeiramente, na oportunidade do programa contribuir para o avanço da pesquisa em Comunicação.

“Também oportuniza aos nossos pós-graduandos e graduandos da Comunicação, e mesmo de outras áreas, um contato mais próximo com o que há de mais atual em termos da pesquisa em nosso campo e com pesquisadores experientes que contribuem de modo efetivo para a construção do conhecimento no campo comunicacional”, afirmou. Mozahir pontua que o retorno dos congressistas, em termos de avaliação, foi muito positivo.

Pesquisadores da Comunicação do 13 tiveram artigos aprovados na Compós. A professora Maria Ângela Mattos (Dedé) e o pesquisador Max Henrique apresentaram o trabalho “Uma mirada no passado para projetar os novos rumos da metapesquisa (2011-2016)”, no GT de Epistemologia da Comunicação. Os professores Ercio Sena e Marcio Serelle apresentaram o artigo “Crítica e Reconhecimento: lutas identitárias na cultura midiática”, no GT Cultura das Mídias, analisando as repercussões do filme “Vazante” e da peça teatral “Gisberta”. Integrante do grupo de pesquisa Mídia e Narrativa, a pesquisadora Julia Lery participou do GT Estudos de Televisão, com o texto “Cinismo e blindagem ideológica: o humor nos talk shows “The Noite” e “Agora é Tarde””.

O evento também contou com apresentação do Trio Amaranto
Crédito: Caio Gomes // Lab Foto

SOBRE A COMPÓS
A Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) busca fortalecer os programas de pós-graduação do país e possibilitar o intercâmbio entre eles, fomentando as políticas da área. Essa é a segunda vez que a PUC Minas sedia a Compós. A primeira foi em 2009 e reuniu cerca de 200 pesquisadores, discentes e profissionais.
Os artigos apresentados nesta e em outras edições estão disponíveis no site da Compós: www.compos.org.br.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *