Alunos de Cinema visitam a Filarmônica

Atividade proporcionou experiência mais próxima com a música erudita

Na manhã da última quinta-feira, 9 de agosto, os alunos do 5º período de Cinema e Audiovisual foram à Sala Minas Gerais, espaço que amplia a experiência com a Orquestra Filarmônica do estado, com a professora Iara Franco, para começar de forma mais prática as aulas de Direção de som.

A visita à Filarmônica inaugurou o semestre letivo de forma prática e lúdica Crédito: Iara Franco
A visita à Filarmônica inaugurou o semestre letivo de forma prática e lúdica  // Crédito: Iara Franco

Iara conta que a atividade foi dividida em dois momentos: os concertos didáticos, em que o maestro assistente explica a peça e a função de cada instrumento naquele repertório, e o ensaio aberto, que consiste em uma troca de experiência entre o regente e os músicos, deixando bem evidente como ocorre o funcionamento da equipe para chegar ao resultado final.
A professora ainda ressaltou a importância didática da visita. “Ampliar o repertório é importante para chegar a uma formação mais efetiva e abrir as janelas”, afirmou.

Para ela, a incorporação da música erudita na formação acadêmica é importante para a construção da trilha sonora no cinema. Pois, observar a sonoridade dos instrumentos pode desenvolver, nos alunos, uma sensibilidade maior em relação ao timbre e às noções de grave e agudo.
O aluno Diego Faria avaliou a visita. “Entender como funciona a organização de uma trilha sonora foi uma experiência bem interessante”, contou.

(Publicado originalmente no Treze Informa – Edição 51)