Alunos de Cinema organizam mostras de curtas

Estudantes de diferentes períodos exibirão seus trabalhos nos próximos dias

Desde a última sexta-feira, parte das produções dos alunos de Cinema e Audiovisual, realizadas ao longo do semestre, será exibida na PUC Minas. A mostra de bolso, organizada pela turma do 5º período, contará com exibição de quatro curtas e será dia 22, no auditório do Prédio 43. Já a mostra unificada das turmas do 4° e 5° período de Cinema acontecerá no Teatro do Prédio 30, dia 25, às 19h30. A exibição das produções realizadas pelos alunos do 6º período aconteceu dia 15, na Multimeios do Prédio 14.

Gravação do curta “Tetris”, do 5º período, que narra a história de um homem com bloqueio criativo
Crédito: Jelton Oliveira

4º PERÍODO. Os curtas produzidos para as disciplinas Direção de Fotografia (ministrada por Iara Franco) e Produção Audiovisual (Marcos Palmer) apresentam temas e gêneros diversos. A estudante Yasmin Muller foi a responsável pelo roteiro da produção F.O.B.I.A. Sobre todo o processo, pontua: “É realmente um aprendizado coletivo. É importante saber ouvir, responder todas as perguntas (tanto da equipe quanto dos atores) e mediar os conflitos que inevitavelmente aparecem”.

5º PERÍODO. A aluna Renata Marcelan foi uma das organizadoras da mostra unificada. “Idealizar esses eventos é sempre desafiador. É muito difícil lotar um espaço como o do auditório do Prédio 43, e principalmente o Teatro do Prédio 30. Porém, penso que temos que arriscar, pois queremos ser ouvidos e reconhecidos”, contou.
Também do 5º, Clara Vilas Boas, diretora do curta ‘Reconvexo’, avalia a experiência de direção. “Essa é a primeira vez que dirigi um curta que teria uma duração maior (no caso, o nosso teve 15 minutos). Foi uma semana inteira de gravações e, como também fui responsável pela montagem, fiquei um bom tempo envolvida com a produção”, disse. Para Jelton Oliveira, diretor do curta “Tetris”, o maior desafio foi pensar na ambientação e fazer as adaptações necessárias no roteiro.

6º PERÍODO. Os estudantes do 6º realizaram a exibição dos filmes na última sexta-feira. O trabalho foi desenvolvido para atender às disciplinas Cenografia (Pablo Moreno), Direção de Cena (Edmundo Novaes) e Edição e montagem II (Clara Albinatti). Todos os curtas foram gravados no Lab Audiovisual.

7º PERÍODO. Neste semestre, a turma do 7º período está dedicada à parte teórica do TCC, que resultará na gravação dos curtas no próximo período. Um dos grupos irá realizar gravações no bar Los Mariachis, dia 18, e recruta figurantes. Interessados podem entrar em contato pelo email entreabertofilme@gmail.com.