A Publicidade na era digital

Adriana Machado falou sobre o dia a dia dos profissionais frente à tecnologia

O papel da publicidade em um mundo cada vez mais digital foi o tema da aula inaugural do curso de Publicidade e Propaganda do campus Praça da Liberdade. A palestra, ministrada pela publicitária Adriana Machado, aconteceu na última quarta-feira (4) e trouxe debates importantes para os futuros publicitários, uma vez que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Adriana Machado palestrou para os alunos de Publicidade da Praça da Liberdade
Adriana Machado palestrou para os alunos de Publicidade da Praça da Liberdade Crédito: Ana Luísa Santos // Lab 3P Foto

Adriana, ex-aluna da PUC Minas, é diretora da agência Tom Comunicação e conselheira de ética do Conselho Nacional de Autorregulamentacao Publicitária (Conar). Em sua palestra, falou sobre as características da publicidade: o que é, como funciona, seus objetivos, efeitos e implicações. Ressaltou sua relevância em diversas áreas da sociedade, e os processos que a acompanham. Também tratou sobre a importância do poder de escolha, um dos fatores primordiais, e abordou também diferenças entre mídia e plataforma, além das questões e problemas que resultam da tecnologia envolvida nos processos, como as fake news, teorias conspiratórias e mídia programática.  A publicitária destacou a importância do conteúdo e sua qualidade na mobilização do público.

“Quando você não tem mais limitação do feedback, as pessoas conseguem falar o que quiserem, se o que elas têm a dizer reverbera, elas ganham poder e proeminência, isso chama viralização. Começa a ter uma mudança, onde poder e dinheiro já não são grande coisa, assim a história vira conteúdo. Com isso, é possível mobilizar muita gente” explicou.

A aluna Mariana Fontoura, do 1º período, falou sobre a importância da aula inaugural e de conhecer os desafios do mercado publicitário. Para ela, o profissional deve estar atento às mudanças que vêm acontecendo. “Foi uma oportunidade incrível de conhecer um pouco mais de perto sobre o mercado atual. Principalmente sobre a publicidade digital versus a analógica, que se encontram em essência mesmo com suas particulares”, finalizou.                          (Ana Luísa Santos)

(Publicado originalmente no Treze Informa – Edição 41)